Real Irmandade de Santa Beatriz da Silva

História da Real Irmandade de Santa Beatriz da Silva

Picture
A Real Irmandade de Santa Beatriz da Silva foi fundada com o objectivo de dar a conhecer, incentivar e divulgar o culto a Santa Beatriz da Silva, como a Sua obra, o culto a Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal.

Foi fundada e sediada no Mosteiro de S. Salvador, em Barcelos, pelo seu Provedor, Alfredo Côrte-Real, dado existir uma devoção a Santa Beatriz pelo facto da Familia do Provedor ser descendente dos Pais de Santa Beatriz da Silva.

Santa Beatriz, sendo provavelmente a única Santa genuínamente Portuguesa, responsável por uma Obra (promoção do culto à Imaculada Conceição) que todos conhecemos, mas sem ninguem saber quem é a sua promotora, mostra uma entrega total a uma causa, um espírito de serviço e entrega notáveis com um sentimento de elevada Nobreza. Todos conhecemos a Obra, mas quase nenhuns o seu “autor”. Nada mais justo, do que divulgarmos o exemplo desta grande Mulher da Humanidade, prestando-lhe tributo e devoção, para que, possamos seguir-Lhe o exemplo dado com tanta grandeza e Humildade.

Paralelamente a isto, e, como mente sã em corpo são, achamos necessário também dotar a Irmandade de um espírito de serviço e entrega em relação ao bem comum. Sendo assim, nasce um ramo assistêncial da Irmandade, que se dedica prestando auxilio e assitência diversa aos mais carenciados. Este auxílio é efectuado quer através de simples visitas, pois ainda existe muita solidão, como através da entrega de bens de primeira necessidade aos mais carenciados, assim como ainda com apanhas de fruta, que posteriormente é entregue a Instituições de Solidariedade Social diversas. Através do Provedor, também são efectuadas algumas sessões de Hipoterapia, para pessoas deficientes, assim como algumas acções e apoios diversos na área da deficiência.